Prefeitura de Lages Lages ao Vivo

Frio na Serra Catariense

Frio intenso no mês de julho


							Frio na Serra Catarinense 
							Frio na Serra Catariense - 
							Frio intenso no mês de julho 
							03/08/2021 16:34:13
Compartilhar em:

Está sendo difícil conseguir leito nos hotéis e pousadas da Serra para ver o frio intenso, com chance de neve, que atingirá Santa Catarina a partir desta quarta-feira (28). Nesta segunda, três cidades já estão com reservas esgotadas, principalmente por conta das férias de inverno.

O pontapé do fenômeno será uma frente fria nesta terça (27), que será potencializado com a massa polar que chega a Santa Catarina no dia seguinte. A previsão é que o frio seja tão ou mais intenso que o registrado nos períodos anteriores, em junho e em meados de julho. Há chances do termômetro marcar próximo a 0°C em toda Santa Catarina.

As temperaturas baixas permanecem até sábado, com chances de geada e chuva congelada. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, nevadas podem ocorrer em doze municípios, mas é em quatro famosas cidades serranas onde as chances são mais concretas – São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Urupema. Cabe lembrar que a chance é pequena.

Para o decorrer da semana, Urubici já tem 99% dos leitos reservados na tarde desta segunda. Não há vagas para o fim de semana. Também estão ocupados todos os 800 leitos em São Joaquim, detalha Ana Vieira, turismóloga da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana).

Os municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro e Urupema também estão com toda a rede hoteleira reservada.

Alta do turismo serrano

Diferente das outras duas “friacas” registradas neste ano, a de agora coincide com um período de movimento intenso. “Não é só o fenômeno do frio, mas há também as férias escolares e hospedagens isoladas que atraem as pessoas para lá”, explica Vieira.

A pandemia também mudou a lógica do turismo serrano. Isso porque a região apresenta hospedagens mais isoladas, além de atrair turistas brasileiros que costumavam viajar para o exterior, mas estão impedidos por conta do fechamento das fronteiras.

“Em alguns municípios, só em agosto ou setembro há como conseguir vaga”, explica Vieira. Contabilizando somente os leitos oficiais e com alvará registrado, a região conta com nove mil leitos, o que representa cerca de 30% de toda a rede.

Orientações

Para quem quer garantir presença, Vieira sugere que os visitantes busquem acomodação em municípios vizinhos, como Lages, que também possuí chance de nevada. A cidade conta uma rede hoteleira mais robusta, com 2943 leitos.

A Prefeitura de Lages informou que nesta segunda-feira 60% das vagas já estavam reservadas. A Secretaria de Turismo de Lages ainda não tinha os dados referentes ao fim de semana. Devido ao risco de hipotermia, Vieira desaconselha viajar sem reserva.

É também importante que as pessoas se acomodem na Serra antes do período previsto. “As pessoas não tem noção de como é. Nas outras vezes tivemos na Serra do Rio do Rastro veículos circulando na pista com gelo. Acham que é tranquilo mas não é”, ressalta.

Fenômeno

O frio mais intenso ocorrerá entre quinta e sexta-feira. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso, aconselhando para cuidados a serem tomadas com o frio e para o risco de congelamento de pista. Confira as mínimas previstas por região:

  • Planalto e Meio-oeste: mínimas variam de -8°C e -3°C;
  • Extremo Oeste e Oeste: -4°C e 0°C;
  • Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí: -3°C e 2°C;
  • Litoral Sul, Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis Litorânea, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte: 0°C e 4°C;

Fonte e texto: ndmais.com.br

Fotos: Nilton Wolff

Publicado em: 03 de agosto de 2021

Galeria de imagens

Galeria 0 - Notícia Lages Turismo Frio na Serra Catariense Galeria 1 - Notícia Lages Turismo Frio na Serra Catariense Galeria 2 - Notícia Lages Turismo Frio na Serra Catariense Galeria 3 - Notícia Lages Turismo Frio na Serra Catariense