Prefeitura de Lages

Sobre Lages

Lages mais Turismo Quem Somos Prefeitura de Lages

Sobre Lages

Lages é a maior cidade em extensão de Santa Catarina, com localização geográfica privilegiada, formada por montanhas, campos, vales e rios, sendo o maior munícipio em extensão de Santa Catarina. Com população estimada em 171,609 mil habitantes. A cidade, fundada por tropeiros, possui rica história e cultura, com forte influência da cultura campeira e da tradição dos tropeiros. Terra de povo simples e acolhedor, mesmo com o desenvolvimento Lages não perdeu os ares de cidade pequena e tranquila. O munícipio possui ampla estrutura para receber os turistas e é referência macrorregional nas áreas de Saúde, Educação, Logística e Comércio.

Lages mais Turismo Quem Somos Prefeitura de Lages

Turismo Rural

O Município de Lages foi o criador do Turismo Rural no Brasil, e hoje conta com uma variedade de opções no meio rural, possui 4 regiões distintas propicias para o turismo. A região dos Índios, com a Rota do Lambedor, apresentando uma experiencia com as pequenas propriedades em Vale lindíssimo de águas cristalinas. A segunda região é o Salto do Caveiras, uma cachoeira belíssima com mais de 30 metros de altura e 220 metros de largura, a uma distância de 18 km do centro da cidade de Lages, conta com alguma estrutura de restaurantes e pousadas.

A terceira região é a Coxilha Rica é um patrimônio histórico e cultural da Serra Catarinense, com mais de 1.136 km². Além da sua riqueza histórica, com os corredores de tropas, muros de pedras com mais de 200 anos que retratam a época dos tropeiros, as suas paradas e casas históricas, um local único. E a última região é da pioneira do turismo Rural no Brasil, a região das Pedras Brancas onde fica o Hotel Fazenda Pedras Brancas, local com cenário deslumbrante, onde encontram-se principalmente rochas sedimentares da Formação Botucatu, como arenitos quartzosos avermelhados, além de basaltos do Grupo Serra Geral. A área também apresenta um relevo uniforme com formações curiosas de arenito, como pináculos e torres, resultado de processos de erosão e intemperismo.

A rede hoteleira com 2.500 leitos disponíveis em Lages com 38 meios de hospedagem e mais de 50 opções entre restaurantes, cafeterias e bares.

Lages mais Turismo Quem Somos Prefeitura de Lages

Ecoturismo

Existem vários roteiros ecoturísticos em Lages, que abrangem os mais variados gostos, do mais radical ao mais calmo. A região também é privilegiada para aqueles que gostam somente de apreciar a natureza.

O turista encontra uma variedade de atividades, como trekking (caminhadas ecológicas nas Pedras Brancas, Coxilha Rica e Parque Natural de Lages) e rapel (descida em paredes íngremes com equipamentos de escalada), este principalmente no Mirante na região das Pedras Brancas.

O turista pode aproveitar o que há de mais belo na cidade e região, entre eles o passeio de bike pelas estradas centenárias da Coxilha Rica e região do Salto Caveiras

Inverno

Lages mais Turismo Quem Somos Prefeitura de Lages

No inverno, é comum que Lages registre temperaturas abaixo do zero, com sensações térmicas ainda mais baixas devido ao frio intenso. Ocorrem seguidas geadas e até ocasionalmente neve, cobrindo os campos de branco. Embora não seja garantida todos os anos, Lages tem potencial para registrar neve. A cidade sedia a "Estação Inverno", uma iniciativa do governo estadual para promover o turismo e a economia da região serrana durante a estação mais fria do ano, com eventos, atrações culturais e gastronômicas. Se destaca como um destino turístico durante o inverno, atraindo visitantes interessados em apreciar a paisagem serrana, participar de eventos culturais e desfrutar da gastronomia local.

Lages mais Turismo Quem Somos Prefeitura de Lages

Conheça Lages

Lages é a maior cidade em extensão de Santa Catarina, com localização geográfica privilegiada, formada por montanhas, campos, vales e rios, sendo o maior munícipio em extensão de Santa Catarina. Com população estimada em 180 mil habitantes, encontra-se em franco crescimento e figura entre 10 principais economias do Estado, segundo IBGE 2010. Conhecida nacionalmente como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão, recebe anualmente mais de 604 mil turistas, que percorrem fazendas e pontos turísticos, conforme mostram os resultados da pesquisa feita pela Secretaria de Turismo.

As tradicionais fazendas de Lages, demarcadas por taipas (muros de pedra), continuam desenvolvendo as atividades primárias, agregando o turismo como nova fonte de renda. Nelas, os turistas e visitantes têm à disposição excelente infraestrutura até para realizar grandes eventos e a oportunidade de apreciar a beleza da região, convivendo com a hospitalidade do povo serrano, seus costumes e tradições.

Durante o inverno, quando o frio é intenso, ocorrem seguidas geadas e até ocasionalmente neve, cobrindo os campos de branco. No verão, a temperatura é agradavelmente amena. As cavalgadas, o fogo de chão, as comidas típicas, o hábito de contar histórias, tudo faz parte da cultura local, que nasceu da miscigenação de raças, desde a chegada dos bandeirantes até os imigrantes gaúchos.

Terra de povo simples e acolhedor, mesmo com o desenvolvimento Lages não perdeu os ares de cidade pequena e tranquila. É comum ver famílias inteiras passeando sem preocupação à noite, tamanha é a sensação de tranquilidade e segurança. O munícipio possui ampla estrutura para receber os turistas e é referência macrorregional nas áreas de Saúde, Educação, Logística e Comércio.

Lages mais Turismo Quem Somos Prefeitura de Lages

Festa do Pinhão

O símbolo da festa é a gralha-azul, espécie de ave imprescindível para a dispersão biológica do pinheiro brasileiro.

Na década de 70 surgiu a ideia da Festa do Pinhão, e organizou-se o evento pela primeira vez em julho de 1973. O conceito surgiu no Departamento de Turismo e Divulgação da Prefeitura de Lages.

Já em 1989 o evento foi relançado pela prefeitura, e em 1990, na segunda edição da festa, foi obtida sua nacionalização, sendo nomeada como Festa Nacional do Pinhão.

Em 2025, a festa foi marcada pela edição Raízes, um forte resgate cultural e tradições serranas. Priorizou atrações culturais ligadas à história da região e promoveu um ambiente mais familiar e acolhedor, com a participação ativa da população. A festa, que teve acesso gratuito em todos os dias, celebrou a cultura gaúcha, com destaque para a gastronomia típica, danças tradicionais e a Sapecada da Canção Nativa.

A edição "Raízes" da Festa do Pinhão foi um sucesso, com recordes de público, avaliação positiva da experiência e um forte resgate da cultura serrana.

Lages mais Turismo Quem Somos Prefeitura de Lages

Cavalgadas

Em Lages há opções fantásticas de cavalgadas pelo nosso rico campo e interior serrano, com toda a hospitalidade do nosso povo. Foi na Serra Catarinense que, na década de 80, surgiram os primeiros hotéis-fazenda brasileiros, abrindo caminho para o desenvolvimento do turismo rural em todo o país. Alguns dos melhores passeios saem desses hotéis, com até sete dias de duração em campos de altitude totalmente selvagens, além de roteiros mais curtos, com destaque para as visitas na Coxilha Rica e região de Pedras Branca, em Lages.

Lages mais Turismo Quem Somos Prefeitura de Lages