Sobre Lages
Turismo Rural
A Coxilha Rica é um patrimônio histórico e cultural da Serra Catarinense, com mais de 1.136 km². Além da sua riqueza histórica, destaca-se na pecuária, soja e madeira. No turismo, atividade dinâmica que envolve o associativismo dos empresários em prol do desenvolvimento econômico através dos seus produtos, destacamos a rede hoteleira com 3.000 leitos disponíveis em Lages com 38 meios de hospedagem e mais de 50 opções entre restaurantes, cafeterias e bares.
Ecoturismo
Existem vários roteiros ecoturísticos em Lages, que abrangem os mais variados gostos, do mais radical ao mais calmo. A região também é privilegiada para aqueles que gostam somente de apreciar a natureza.
O turista encontra uma variedade de atividades, como trekking (caminhadas ecológicas nas Pedras Brancas, Coxilha Rica e Parque Natural de Lages) e rapel (descida em paredes íngremes com equipamentos de escalada), este principalmente no Mirante na região das Pedras Brancas.
O turista pode aproveitar o que há de mais belo na cidade e região, entre eles o passeio de bike pelas estradas centenárias da Coxilha Rica e região do Salto Caveiras
Cerveja Artesanal
na Serra Catarinense
O setor cervejeiro na Serra Catarinense vem se firmando no mercado com ampliação da sua capacidade de produção, ideias inovadoras e ampliação da cadeia produtiva do lúpulo. Atualmente contamos com 10 cervejarias em Lages. A Rota Cervejeira em Lages é uma surpreendente experiência cervejeira na Serra Catarinense.
Com visitas guiadas a fábricas artesanais, passando por inesquecíveis tours em fazendas produtoras de lúpulo, a Rota oferece um conjunto completo de atrativos relacionados ao fascinante mundo da cerveja, incluindo uma diversidade de bares, pubs, vivências, degustações e harmonizações com a rica gastronomia local. Acesse o menu de roteiros para obter mais informações da Rota Cervejeira.
Cavalgadas
Em Lages há opções fantásticas de cavalgadas pelo nosso rico campo e interior serrano, com toda a hospitalidade do nosso povo. Foi na Serra Catarinense que, na década de 80, surgiram os primeiros hotéis-fazenda brasileiros, abrindo caminho para o desenvolvimento do turismo rural em todo o país. Alguns dos melhores passeios saem desses hotéis, com até sete dias de duração em campos de altitude totalmente selvagens, além de roteiros mais curtos, com destaque para as visitas na Coxilha Rica e região de Pedras Branca, em Lages.
Além das cavalgadas guiadas entre os hotéis e campos, destacam-se também as cavalgadas mensais, normalmente realizadas aos sábados. São em torno de 25 cavalgadas anuais organizadas pelos CTGs, operadoras locais e tradicionalistas da Serra Catarinense, região com ótimos locais para a prática da atividade, sempre em meio a belas paisagens. Recomendamos acessar nossa aba com roteiros, e nossa área de eventos do site, com todas as informações e dicas para curtir uma aventura cavalgando pela nossa Serra.
Conheça Lages
Lages é a maior cidade em extensão de Santa Catarina, com localização geográfica privilegiada, formada por montanhas, campos, vales e rios, sendo o maior munícipio em extensão de Santa Catarina. Com população estimada em 180 mil habitantes, encontra-se em franco crescimento e figura entre 10 principais economias do Estado, segundo IBGE 2010. Conhecida nacionalmente como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão, recebe anualmente mais de 604 mil turistas, que percorrem fazendas e pontos turísticos, conforme mostram os resultados da pesquisa feita pela Secretaria de Turismo.
As tradicionais fazendas de Lages, demarcadas por taipas (muros de pedra), continuam desenvolvendo as atividades primárias, agregando o turismo como nova fonte de renda. Nelas, os turistas e visitantes têm à disposição excelente infraestrutura até para realizar grandes eventos e a oportunidade de apreciar a beleza da região, convivendo com a hospitalidade do povo serrano, seus costumes e tradições.
Durante o inverno, quando o frio é intenso, ocorrem seguidas geadas e até ocasionalmente neve, cobrindo os campos de branco. No verão, a temperatura é agradavelmente amena. As cavalgadas, o fogo de chão, as comidas típicas, o hábito de contar histórias, tudo faz parte da cultura local, que nasceu da miscigenação de raças, desde a chegada dos bandeirantes até os imigrantes gaúchos.
Terra de povo simples e acolhedor, mesmo com o desenvolvimento Lages não perdeu os ares de cidade pequena e tranquila. É comum ver famílias inteiras passeando sem preocupação à noite, tamanha é a sensação de tranquilidade e segurança. O munícipio possui ampla estrutura para receber os turistas e é referência macrorregional nas áreas de Saúde, Educação, Logística e Comércio.
Festa do Pinhão
A Festa Nacional do Pinhão é uma festa popular gastronômica, baseada no pinhão. Atrai todos os anos mais de 350 mil visitantes durante 11 dias de duração, a maioria turistas brasileiros e argentinos. É considerada a maior festa tradicionalista do Brasil. O símbolo da festa é a gralha-azul, espécie de ave imprescindível para a dispersão biológica do pinheiro brasileiro.
Na década de 70 surgiu a ideia da Festa do Pinhão, e organizou-se o evento pela primeira vez em julho de 1973. O conceito surgiu no Departamento de Turismo e Divulgação da prefeitura de Lages.
Já em 1989 o evento foi relançado pela prefeitura, e em 1990, na segunda edição da festa, foi obtida sua nacionalização, sendo nomeada como Festa Nacional do Pinhão.
A Festa Nacional do Pinhão é um dos mais tradicionais eventos em Santa Catarina e já teve 31 edições. Realizada durante 11 dias entre maio e junho, reúne atrações musicais nacionais de grande porte. A expectativa para que o ano de 2022, este grande evento retorne com toda sua riqueza para o calendário de turismo nacional.