Prefeitura de Lages Lages ao Vivo

EM CINCO DIAS, LAGES RECEBE MAIS DE QUATRO MIL PESSOAS EM EVENTOS DE HOLOFOTE ESTADUAL E SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO OPORTUNIZA CITY TOUR HISTÓRICO PELOS PRINCIPAIS PONTOS DE LAGES A TURISTAS

Três eventos de educação, assistência social e artes a nível estadual, no município, atraíram 4.950 pessoas em duas semanas de outubro


							Fotos: Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo/Divulgação 
							EM CINCO DIAS, LAGES RECEBE MAIS DE QUATRO MIL PESSOAS EM EVENTOS DE HOLOFOTE ESTADUAL E SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO OPORTUNIZA CITY TOUR HISTÓRICO PELOS PRINCIPAIS PONTOS DE LAGES A TURISTAS - 
							Três eventos de educação, assistência social e artes a nível estadual, no município, atraíram 4.950 pessoas em duas semanas de outubro 
							01/11/2023 16:21:50
Compartilhar em:

Em cinco dias, Lages recebe mais de quatro mil pessoas em eventos de holofote estadual e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo oportuniza City Tour Histórico pelos principais pontos de Lages a turistas

Três eventos de educação, assistência social e artes a nível estadual, no município, atraíram 4.950 pessoas em duas semanas de outubro

O mais populoso município da Serra Catarinense, com 164 mil habitantes, e o mais movimentado em aspectos econômicos, acadêmicos e sociais, apresentou-se como um dos principais palcos de dois eventos do âmbito educacional, realizados recentemente na cidade, atraindo milhares de olhares para as temáticas propostas e provocando injeção financeira em hotéis, bares, restaurantes, pizzarias e lojas de vestuário e artigos eletrônicos; produtos típicos regionais, como vinhos, e souvenirs.


Excursões de municípios de todas as regiões do Estado de Santa Catarina estiveram em Lages no período de 23 a 27 de outubro ao longo de dois eventos, contabilizadas, em ambos, 4.100 pessoas espectadoras. O 1º Congresso de Educação da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Lages - Reflexões docentes na Integralidade, nos dias 23 e 24 de outubro, com 2.500 professores ativos da rede pública de ensino estadual, organizado pela CRE lageana, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Associação Empresarial de Lages (Acil), Ministério Público (MP), instituições financeiras e empresas de comércio, foi um evento dotado de abordagens sobre tecnologias, de palestras e apresentações culturais.

 

E a Festa/Encontro em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro) e aos 71 anos da Associação Catarinense de Professores (ACP), no dia 26 de outubro, engajou 1.600 professores aposentados, promovido pela própria ACP. Durante este último, diversas apresentações, como, do grupo Barbicacho Dança Show, e a dupla Paulinho Guazzelli e Victor Colombo, que abrilhantaram a festa com a cultura, valorização e divulgação da música tradicionalista sul-brasileira. Além do Coral da ACP, com canções sob a regência de Felipe Damato de Lacerda. Estes eventos da penúltima semana de outubro aconteceram no CentroSerra Convention Center.
Tratava-se de pessoas envolvidas em ambos os eventos, originárias de 25 cidades: Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Joinville, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Concórdia, Gaspar, Ibirama, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Maravilha, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.


A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Fundação Cultural de Lages (FCL), ofereceu City Tour Histórico Lages + Turismo pelo centro de Lages e outros lugares, do qual participaram mais de 15 ônibus, com guiamento nos principais pontos turísticos e integração dos equipamentos turísticos e históricos. Mais de 600 professores foram atendidos no City Tour.

Destacamos os guias de turismo que aceitaram este desafio: Izabel Ribeiro, Paulo Bernardi, Ademilson Bernardino, Paulo Guazelli, Matias Liz (primeiro guia de turismo de Lages) e com apoio de  Flávio Fernandes,  Mayra Ghizoni  e Henrique Beling.

No roteiro: Praça Joca Neves, Catedral Diocesana, Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), Centro Cultural Vidal Ramos, Memorial Nereu Ramos, Parque Jonas Ramos (Tanque) - Lenda do Tanque, Parque de Exposições Conta Dinheiro - Monumento Tropeiros e Monumento Boi de Botas. No total, houve 458 registros de visitas catalogadas no Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC).
O público de turistas pôde aproveitar o Receptivo no Mercado Público Municipal, ofertado pela prefeitura, com show de Léo Morais e Banda Liga no dia 25 de outubro, e apresentações artísticas no CentroSerra com apoio da Fundação Cultural.


Lages diferente do costume diário. Cidade turística, famosa pelo clima frio, por sua bagagem cultural, pelo tropeirismo. “Foi um desafio articular e atender ao mesmo tempo tantos grupos. Reforçamos a vocação de Lages na área do turismo de eventos, causador do movimento em nossa rede hoteleira, restaurantes e comércio local. Lindo de ver todos ganhando com estes eventos. Turistas, empresários de todos os portes, povo lageano”, salienta o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha).


Experiência ímpar. “Grande exercício para atender uma quantidade expressiva de turistas em tão pouco tempo. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, unida à Fundação Cultural de Lages (FCL), Mercado Público Municipal, Diretoria de Trânsito (Diretran), guias de turismo e artistas, realizaram uma intensa mobilização para atender mais de 600 pessoas e mais de 15 ônibus no perímetro central de Lages no City Tour Histórico, inclusive batendo recorde de visitas em um único dia no Museu Thiago de Castro”, comemora o diretor de Turismo, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Beling, acrescentando, ainda: “A hotelaria sempre recebe diversificados grupos, que são guiados e organizados pelas agências de turismo e guias de turismo. Com todo este fluxo de pessoas durante os eventos, vários estabelecimentos de comércio são contemplados. Um giro econômico extremamente significativo e uma propaganda positiva que os turistas fazem em seus locais de origem.”

Mais de 4.900 pessoas em três eventos estaduais de outubro

Entre os dias 17 e 19 de outubro, Lages sediou o 12° Festival Estadual Nossa Arte, no CentroSerra Convention Center, executado pela Federação Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apaes - de Santa Catarina (Feapaes-SC) e pela empresa Pharos, com apoio do governo do Estado de Santa Catarina; governo federal, pelo Ministério da Cultura; Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE); Placarsoft, e prefeitura de Lages. O evento obteve participação das 18 Regionais das Apaes, de inúmeros municípios de Santa Catarina, com um total de 850 pessoas. Portanto, nos dois eventos da área da educação - 1º Congresso de Educação da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Lages e Festa/Encontro em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro) e aos 71 anos da Associação Catarinense de Professores (ACP) - e o das Apaes (educação, social e artes), estão estimadas 4.950 pessoas em Lages no mês passado.

Estatística superior a 350 mil turistas em 2023

Com a 33ª edição da Festa Nacional do Pinhão e outros eventos, calcula-se que Lages recebeu mais de 350 mil turistas em 2023. O evento Natal Felicidade, organizado pela prefeitura de Lages, por intermédio da Fundação Cultural de Lages (FCL), e realizado no mês de dezembro praticamente inteiro, está próximo, e terá apresentações artísticas e culturais no Calçadão da Praça João Costa.

Projeto Turismo nas Escolas leva resgate da cultura para mais perto da comunidade

Com o compromisso de dedicar, a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos moradores de Lages, o acesso ao conhecimento histórico e cultural do seu município de berço ou moradia, o projeto Turismo nas Escolas, idealizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo cria bases para valorização da história, no intuito de impulsionar a consciência de relevância do movimento turístico para Lages, uma cidade histórica e estratégica de Santa Catarina, como pertencente aos roteiros do Caminho das Tropas, Primeiro Hotel Fazenda do Brasil (pioneirismo em turismo rural) e Festa Nacional do Pinhão. Desde sua fundação, o projeto Turismo nas Escolas agraciou milhares de pessoas, entre crianças e adolescentes estudantes de unidades de ensino das redes pública municipal e estadual e particular, e uma camada bem especial da comunidade, os idosos. Grupos atendidos pelos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) também são privilegiados. Em toda semana, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo desenvolve o projeto Turismo nas Escolas e equipamentos turísticos.

Fugêncio, um show à parte

Celebridade do projeto Turismo nas Escolas, o personagem Fugêncio, interpretado pelo ator Ader Godoy, é um guia de turismo e contador de causos e lendas folclóricas da região serrana de Santa Catarina. E elabora um ambiente teatral e de repasse de conhecimento oral da cultura regional, a exemplo da lenda da Noiva da Coxilha Rica.

Mais informações nas redes sociais e em meios de comunicação com a Secretaria

Nas redes sociais e site oficial é possível navegar digitalmente nas informações do projeto Turismo nas Escolas e demais atividades da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo: @lagesturismo - Instagram, e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages - Facebook.
Meios de comunicação da Secretaria: 3224-0600/3224-0700/turismo@lages.sc.gov.br/rua Manoel Thiago de Castro, nº: 258, Centro, proximidades da Igreja Santa Cruz.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo/Divulgação

https://www.lages.sc.gov.br/noticia-descricao/5770/em-cinco-dias-lages-recebe-mais-de-quatro-mil-pessoas-em-eventos-de-holofote-estadual-e-secretaria-do-desenvolvimento-economico-e-turismo-oportuniza-city-tour-historico-pelos-principais-pontos-de-lages-a-turistas

Publicado em: 01 de novembro de 2023

Áudio