Prefeitura de Lages Lages ao Vivo

Cerveja Artesanal é destaque na agenda de Turismo de Lages

O setor cervejeiro na serra catarinense tem surpreendido o mercado com ampliação da sua capacidade de produção, ideias inovadoras e ampliação da cadeia produtiva do lúpulo. Atualmente com 9 cervejarias de Lages,


							Beer Serra 2021 
							Cerveja Artesanal é destaque na agenda de Turismo de Lages - 
							O setor cervejeiro na serra catarinense tem surpreendido o mercado com ampliação da sua capacidade de produção, ideias inovadoras e ampliação da cadeia produtiva do lúpulo. Atualmente  com 9 cervejarias de Lages,  
							08/12/2021 11:41:10
Compartilhar em:

Cerveja Artesanal é destaque na agenda de Turismo de Lages

Beer Serra Festival - Segunda Edição

Nos dias 04 e 05 de dezembro aconteceu no Lages Garden Shopping mais uma edição do Beer Serra Festival, o maior evento de cerveja artesanal da serra catarinense que foi sucesso de público, atrações e excelente gestão ambiental, com lixo zero.

O evento foi uma realização da Acil juntamente com o núcleo cervejeiro (NUCERV) que contempla as cervejarias: Bier Letti, Eiswasser, Embaixada Bar, Gued Beer, Cervejaria L’jaica, Princesa da Serra, Serena Brew e União Serrana. O evento contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages.

O Secretário Alvaro Mondadori Joinha destaca que o lançamento da cerveja Toda Nossa com ingredientes de SC e o lúpulo utilizada da agricultura familiar do nosso planalto serrano, como a primeira colheita de cevada que ocorreu nesta sexta, a lavoura de 44 hectares, com a estimativa é que tenham sido colhidas 211 toneladas do cereal da variedade Rubi, conseguindo-se uma produtividade de 4.800 quilos por hectare. Tornando Lages pioneira na produção de cevada para indústria cervejeira. Junto ao crescente projeto de plantação de lúpulo, que a cada dia expande sua produção e ao lançamento da Rota Cervejeira nesta segunda (06) no Mercado Público, a cadeia da cerveja artesanal é destaque sem dúvida alguma na nossa cidade, consolidando o sucesso do Beer Serra, com shows musicais, gastronomia e cerveja de qualidade produzida com nossos insumos da serra catarinense.

Giraram em torno de 1000 pessoas por dia no evento, que puderam provar além das deliciosas cervejas a gastronomia que ficou por conta da Boutique do churrasco e Santa Fé Tex Mex.

Por lá também passaram atrações como Blues in Box, Neo Brazil, Old Rockers, Mister Jack, Banda On Jack e Malbec Trio.

O setor cervejeiro na serra catarinense tem surpreendido o mercado com ampliação da sua capacidade de produção, ideias inovadoras e ampliação da cadeia produtiva do lúpulo. Atualmente contamos com 9 cervejarias de Lages,

Trajetória na serra

O setor cervejeiro vem crescendo no Brasil e é o terceiro maior do mundo.

Em 2017 foi realizado I Festival de Cerveja Artesanal Serra Catarinense na Pousada Refúgio do Lago, com as marcas Frostbier, Lajaika e GuedBeer, em 2018 entrou no mercado a Princesa da Serra, assim como posteriormente as marcas Eiswaisser, Embaixada Bar, Chopp do Zé, Cervejaria Serrana, Boi de Botas e Bier Letti. Em 2019 aconteceu o primeiro Festival Beer Serra que congregou mais marcas e um público expressivo no Centro Cultural Vidal Ramos. Com a retomada dos eventos agora em 2021 o Beer Serra retornou com 7 empresas, shows e gastronomia no Lages Garden Shopping dias 4 e 5 de dezembro.

Lages este ano também tornou-se pioneira na produção de cevada para indústria cervejeira. O
Potencial agrícola da Serra Catarinense aumenta, significativamente, com excelente resultado de colheita de lavoura experimental
Na manhã do dia 3 de dezembro, marcou a colheita da lavoura experimental de cevada, na Fazenda Santa Catarina, pertencente à Ambev.
Nesta lavoura de 44 hectares a estimativa é de que tenham sido colhidas 211 toneladas do cereal da variedade Rubi, conseguindo-se uma produtividade de 4.800 quilos por hectare. Toda esta produção, experimental, destina-se à maltaria da Ambev instalada em Passo Fundo (RS).

Dia 6 de dezembro foi lançado oficialmente a Rota da Cerveja Artesanal da Serra Catarinense no Mercado Público de Lages. A Rota Cervejeira da Serra Catarinense é formada por oito empresas. São elas: Eiswasser Cervejaria; Cervejaria União Serrana, Cervejaria Serra Forte, compreendida pelas parceiras Princesa da Serra e Bier Letti; GuedBeer; Cervejaria Embaixada Bar; Serena Brew Shop e as Propriedades Rurais com plantação de Lúpulo, VG Hoppery, no município de Palmeira e Lúpulo Catarina. A Agência Oficial é a WTUR Turismo

Produção e números das fábricas cervejeiras de Lages

Com dados das cervejarias de Lages e pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, estima-se que a produção na serra catarinense esteja a 63.217 litros mês. Através desta pesquisa de dados e com projeções de expansão através dos novos investimentos dos empresários e principalmente as recentes fusões de algumas marcas, para 2021 estima-se uma expansão na produção para 102.579 litros mês, que resultará uma produção anual de mais de um milhão de litros de cerveja artesanal em Lages para o próximo ano.

Nesta análise não podemos deixar de citar a plantação do lúpulo, que vem agregar no desenvolvimento da produção cervejeira em Lages. Por sinal mais um programa que busca aliar e desenvolver a agricultura familiar da região em parceria com a Secretaria de Agricultura de Lages, mais um projeto inovador que conecta toda a rede e cadeia da produção cervejeira na região, como elementos do malte, cevada, fermento, aveia, trigo e principalmente a cevada.

Todas estas ações acontecem com o apoio da Secretaria de Turismo de Lages principalmente na articulação do coletivo de cervejarias e atualmente segue na consolidação da Rota Cervejeira, como um produto turístico para região de Lages.

Informações Assessoria de Imprensa Beer Serra e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo Lages de Lages

Publicado em: 08 de dezembro de 2021

Áudio