Prefeitura de Lages

Éder Goulart lança projeto Cantilenas com o álbum musical Mais Pinhões

Éder Goulart lança projeto Cantilenas com o álbum musical Mais Pinhões Neste trabalho o artista traz temas regionais catarinenses inéditos voltados para o público infantil


							Éder Goulart lança projeto Cantilenas com o álbum musical Mais Pinhões 
							Éder Goulart lança projeto Cantilenas com o álbum musical Mais Pinhões - 
							Éder Goulart lança projeto Cantilenas com o álbum musical Mais Pinhões Neste trabalho o artista traz temas regionais catarinenses inéditos voltados para o público infantil 
							03/09/2021 16:47:39
Compartilhar em:

Éder Goulart lança projeto Cantilenas com o álbum musical Mais Pinhões


Neste trabalho o artista traz temas regionais catarinenses inéditos voltados para o público infantil


As composições do projeto surgiram das interações sociais realizadas pelo cantor Éder Goulart em escolas públicas e eventos nas cidades de Lages e Concórdia. Nessas oportunidades ele observou o interesse das crianças pelas histórias, contos e causos que retratam o folclore local. “Notei a carência de conteúdo sobre a cultura regional catarinense voltado as crianças resolvi pesquisar e compor obras que trouxessem alguns pontos lúdicos para despertar o interesse para nossos temas catarinenses”, relata.


São oito obras musicais que já estão disponíveis nas principais plataformas digitais e também em CD. As escolas municipais de Lages e a Fundação Catarinense de Cultura receberão 500 unidades para distribuição gratuita à comunidade. Participam das músicas o produtor musical Daniel Dante Finardi, o acordeonista Douglas Moraes e o violonista Leandro Pereira. A ilustração de capa é do artista Marcelo Palimok.


Segundo o cantor, a preservação da memória musical, falada e visual é importantíssima para as novas gerações, e objetivo desse projeto é multiplicar essas histórias através do tempo.


“Santa Catarina é um mosaico cultural que será mostrado em fragmentos para as crianças com temas sobre a cultural serrana, alemã, guerra do contestado, os bichos da serra, as bruxas e lendas da capital, temática ecológica, tudo da forma mais atraente possível para que possamos oferecer conteúdo competitivo com as “outras culturas” do mundo que já são automaticamente absorvidas pela sociedade atual. O estado Catarinense tem sotaques culturais riquíssimos que precisam ser valorizados”, ressalta.
Éder ainda afirma que futuramente as experiências artísticas e culturais voltadas ao regional, local e rústico, serão o diferencial nesse universo cada vez mais tecnológico. “O bombardeio, principalmente da tecnologia, tem afastado muitas crianças desse contato com suas raízes”.
Este é o lançamento da primeira parte deste projeto que ainda contará com mais manifestações integradas com teatro, poesia, artes plásticas e artesanato.


O álbum está disponível no Spotify: https://open.spotify.com/album/6hB6CNGoHRDwFaiUMgqmbo?si=oUsYAnG9QHWzHEBn9NhwqQ&dl_branch=1


O projeto foi realizado com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2019

Publicado em: 03 de setembro de 2021