Prefeitura de Lages Lages ao Vivo

Calendário de eventos e atrações culturais serão retomados em Lages

Com a melhora no cenário da pandemia em todo país, a agenda cultural e de turismo está repleta de atrações em Lages, como a Semana Farroupilha, Expolages, passeio de trem, semana do aniversário da cidade, Natal Felicidade, entre outros eventos


							Prefeito e Secretário Joinha 
							Calendário de eventos e atrações culturais serão retomados em Lages - 
							Com a melhora no cenário da pandemia em todo país, a agenda cultural e de turismo está repleta de atrações em Lages, como a Semana Farroupilha, Expolages, passeio de trem, semana do aniversário da cidade, Natal Felicidade, entre outros eventos 
							18/08/2021 11:11:05
Compartilhar em:

O Casarão Juca Antunes, localizado na rua Benjamin Constant, último exemplar de arquitetura luso-brasileira do século XIX em Lages, construído em 1850 e restaurado recentemente, abriu suas portas para convidados na manhã desta terça-feira (17 de agosto).

O prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha) e o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Giba Ronconi, receberam a imprensa e algumas autoridades para uma coletiva. Em pauta assuntos relacionados ao desenvolvimento turístico do município e o roteiro histórico cultural da cidade para os próximos meses. “Esperamos, com a amenização da pandemia da Covid-19 e normalização das atividades turísticas e culturais em nossa cidade, possamos trazer de volta, aos poucos, os eventos e atrações que resgatam nossa história e aquecem a economia”, comenta o prefeito.

Entre as novidades apresentadas está a nova plataforma digital www.lagesturismo.com.br, com informações para os visitantes que desejam orientações sobre pontos turísticos, gastronomia, eventos, hospedagem entre outras dicas interessantes sobre o que fazer na Serra Catarinense. Também está sendo desenvolvido em parceria com a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), um aplicativo para melhor acompanhamento do roteiro turístico da Serra.

Sinalização da Coxilha Rica

Outro ponto abordado foi a sinalização turística da Coxilha Rica, que receberá inicialmente 72 placas. O trabalho será realizado em parceria com a Diretoria de Trânsito (Diretran) e a Secretaria da Agricultura e Pesca. “Temos a necessidade de sinalizar toda região da Coxilha Rica e outros pontos turísticos, mas demos esse pontapé inicial e conforme vamos aportando recursos, mais placas serão colocadas”, aponta o secretário Joinha.

O Centro de Informações Turísticas, localizado na BR-282, passará por uma revitalização. Já foram garantidos os recursos na ordem de R$250 mil, através de emenda parlamentar para a reforma completa. Lages recebeu o Selo Internacional de Segurança Sanitária do Ministério do Turismo, que garante aos turistas uma viagem segura, com todos os protocolos de cuidados com a pandemia do novo coronavírus.

Mercado Público em fase de finalização

Durante a coletiva também foram atualizadas informações sobre a revitalização do Mercado Público de Lages, que retorna com a promessa de ser um dos equipamentos turísticos referência no município. A obra física já foi entregue e está em fase de ajustes, já com a ocupação de 22 boxes. Uma nova licitação será aberta para a abertura de novos negócios, como a implantação de restaurantes e pontos de comercialização de produtos regionais. O mezanino será ocupado por um buffet de festas infantis e também será instalado um ponto Caixa-Aqui no local.

Rua das Pitangas

O projeto Rua das Pitangas está sendo idealizado com o objetivo de arborizar a cidade com árvores frutíferas nativas da região. Esta é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e Pesca. A partir da doação de mais de quatro mil mudas pela empresa Klabin, será possível iniciar o projeto. A primeira avenida a receber o plantio será a avenida Brasil, que terá seus canteiros centrais arborizados desde a rótula do ginásio Jones Minosso até o Posto Elefantinho (entroncamento com a avenida Presidente Vargas). Os moradores serão consultados sobre a iniciativa.

Balanço Infinito no Morro da Cruz

Outra novidade que será uma nova atração para lageanos e visitantes será a implantação de um “balanço infinito” no alto do Morro da Cruz. A ideia é proporcionar uma experiência diferenciada na contemplação da cidade, atraindo famílias para subir ao morro e fazer seus piqueniques. “As pessoas poderão olhar e curtir nossa cidade, além tirar fotos incríveis, a exemplo do que está acontecendo em Urubici. Logo estaremos inaugurando esta nova atração”, comenta o secretário Joinha.

Calendário de turismo e roteiro histórico cultural

Com a melhora no cenário da pandemia da Covid-19 em todo país, com números cada vez mais otimistas na região, a agenda de turismo deste ano está repleta de atrações como a Semana Farroupilha, Expolages, passeio de Maria Fumaça, semana do aniversário de Lages, Natal Felicidade, entre outros eventos. “A semana de comemorações do aniversário de Lages e o Natal Felicidade serão retomados, com planejamento de muitos momentos alegres que com certeza vão elevar a auto-estima e esperança dos lageanos”, comenta o superintendente da FCL, Giba Ronconi.

O calendário de turismo destaca acavalgada em comemoração ao bicentenário de Anita Garibaldi, que acontecerá no dia 28 de agosto na Coxilha Rica. Além desta atividade, no Casarão Juca Antunes uma exposição especial mostrará fatos e fotos, num resgate histórico da heroína dos dois mundos.

De 25 de setembro a 03 de outubro será realizada a quarta edição do passeio de trem pela Coxilha Rica. O roteiro passará pela estação de Berlande, seguindo por obras de arte construídas pelo 1º Batalhão Ferroviário em meio as belas paisagens da Coxilha até a chegada na estação de Escurinho. De lá, retorno para a estação de Lages.

E depois de sete anos, o evento Transcatarina estará de volta em Lages, em sua 13ª edição que acontecerá de 26 a 30 de outubro. A expectativa é de que mais de 400 veículos de rally e passeio, com competidores de todo país e também da Argentina e Uruguai, passem por aqui fomentando o turismo de eventos do município.

Com roteiro ainda a ser divulgado, turistas estaduais e nacionais percorrerão uma das regiões mais lindas de Santa Catarina em busca de emoção e adrenalina. O evento terá 12 categorias, para que todos possam participar, desde o mais experiente até o mais novato que começa sua aventura no mundo dooffroad.

Confira a agenda de turismo 2021                                           

Expedição Caminho das Tropas com Nômade Expedições - 20 a 22 de agosto

Cavalgada 200 anos de Anita Garibaldi - 28 de agosto na Coxilha Rica.

Off Road Caminho das Tropas 4x4 - 28 e 29 de Agosto

Cavalgada do Tio Lu no Salto Caveiras - 4 de setembro

Folcloreando entre Asado e Guitarra com a cantoraUruguaia Catherine Vergnes e

Quarteto Coração de Potro - 12 de setembro na Chácara Bom Jesus

Drive Thru Solidário -12 de setembro no Parque Conta Dinheiro

Semana Farroupilha - 16 a 19 de setembro na Chácara Bom Jesus

Maria Fumaça na Coxilha Rica - 25 e 26 de setembro e 1, 2 e 3 de outubro

Travessia Target Coxilha Rica - 18 a 22 de setembro

3° Cavalgada do Corredor Coxilha Rica - 02 de outubro

Expolages – 12 a 17 de outubro

13º Transcatarina - de 26 a 30 de outubro

Expedição Coxilha com Utvs–início de novembro

Semana de Lages - 19 a 26 de novembro

Natal Felicidade - 4 a 23 de dezembro

 

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Aline Borba

Publicado em: 18 de agosto de 2021