Prefeitura de Lages Lages ao Vivo

Bus Bier: Conhecendo a Rota da Cerveja na Serra Catarinense


							 
							Bus Bier: Conhecendo a Rota da Cerveja na Serra Catarinense - 
							 
							03/08/2021 16:58:14
Compartilhar em:

Na segunda-feira (14), um grupo de comunicadores e influencers, foram convidados pelo Secretário de Desenvolvimento e Turismo Álvaro Mondadori (Joinha) e a sua equipe a fazer um belíssimo passeio no Bus Bier, regado as melhores cervejas da serra catarinense. Visitamos quatro das dez cervejarias e a fazenda onde se produz o Lúpulo.

 

Fazenda Lúpulo Serrana

Nosso passeio começou na fazenda Lúpulo Serrana, onde tivemos o privilégio de ver em loco, onde nasce e cresce a matéria prima para se fazer uma cerveja de excelente qualidade e descobri que a região é o oásis para o Lúpulo. A colheita foi no final de fevereiro, comecinho de março, mas dá para se ter uma ideia do carinho que seus proprietários têm pelo trabalho que desenvolvem, o casal paulista Alexander e Patrícia Creuz que largaram tudo para se dedicar ao cultivo do Lúpulo e escolheram a serra catarinense como lar, em breve pretendo voltar e mostrar a colheita desse novo ouro serrano.

 

Princesa da Serra e Bier Letti

Nossa segunda parada foi na cervejaria Princesa da Serra, uma cervejaria que já era boa e ficou ainda melhor, depois da fusão com a cervejaria Bier Letti.

 

A cerveja Princesa da Serra possui diversos prêmios, inclusive Ouro e Bronze em um dos maiores concursos do mundo, que acontece todos os anos na cidade de Blumenau/SC.

 

Em 2020, conquistaram o terceiro lugar na categoria Pilsen, a disputa contou com a participação de 634 marcas de cerveja de 22 Estados brasileiros, 124 estilos e aproximadamente 3,2 mil rótulos. Foram 3.284 amostras avaliadas. O número de cervejarias foi 25% maior do que em 2019, quando ganharam a medalha de Ouro na categoria Weizen. Isso só mostra como nossa região está evoluindo no setor.

 

Embaixada Bar

Nossa Rota Cervejeira parou na Embaixada Bar, um barzinho pitoresco e cheio de personalidade no centro da cidade de Lages, seus proprietários o casal Ricardo e Fran são apaixonados por produzir cerveja e acima de tudo adoram acolher seus clientes.  Com uma proposta diferente, o bar abre às 11hs da manhã e segue noite a dentro, isso tudo para estar à disposição dos amantes de uma boa cerveja.

 

As quatro cervejas que experimentei, todas com nomes de personagens famosos, duas me chamaram a tenção, como o Cidadão Kane, Kane faz jus ao nome da cerveja por ser um clássico, outra cerveja cheia de personalidade é a Vito, uma homenagem ao Don Corleone e nela a frase “Homens grandes não nascem grandes, tornam-se grandes e fortes” é o lema desse casal que além de ter uma história fascinante, segue surpreendendo na arte da cervejaria e de receber bem.

Cervejaria Lajaica

Depois nossa parada foi na cervejaria Lajaica. Uma Cervejaria irreverente, seus proprietários Jota Rodrigues e Alex Bertoni, amam brincar com a arte de produzir cerveja, e com isso fabricam verdadeiras obras de arte. O lema dessa dupla alegre é “Uma boa Cerveja traz bons momentos”. 

O lugar serve diversos tipos de cerveja, todas sazonais, uma verdadeira festa de ingredientes e de sabores que explodem verdadeiramente na boca, nos remetendo a descobrir e perguntar “o que têm dentro dessa cerveja”? Meninos vocês são ótimos.

 

União Serrana/Bus Bier

E a bordo o Bus Bier nossa última parada só poderia ser aos proprietários da cervejaria que deu origem ao Bus Bier, a Cervejaria União Serrana. Fomos recepcionados pela família Fornari, o casal Leo e Juliana Fornari, que além de nos levar a bordo do ônibus mais charmoso que conheço, nos proporcionaram uma gastronomia típica alemã, o prato Currywurst, e confesso que fiquei apaixonada pela linguiça alemã ao molho Curry e os bolinhos de batata. Boa gastronomia, acompanhada de ótimas cervejas, a minha predileta foi a Cerveja Nó de Pinho.

 

Uma rota que irá trazer muitos frutos para o Turismo da Serra Catarinense, parabéns a todos os envolvidos, aprendi que não é preciso ser um “expert de cerveja” para apreciar o que é bom.

 

Texto Cris Menegom

Publicado em: 03 de agosto de 2021

Áudio